MENU
en pt
en pt

Galeria

« Go Back

Tertúlia de Investigadores - 26/04/2022

O Instituto Histórico da Ilha Terceira realiza na próxima terça-feira, dia 26 de abril, às 18h30, na sua sede, a segunda Tertúlia de Investigadores. Trata-se de uma iniciativa através da qual pretendemos debater e divulgar os trabalhos de investigadores de mestrado e/ou de doutoramento sobre os Açores. O nosso objetivo é desafia-los a reunirem-se connosco, para analisar e partilhar ciência com a sociedade, proporcionando um espaço de debate sobre os sucessos e dificuldades da investigação que estão a realizar.

Para esta segunda Tertúlia de Investigadores convidámos Tomé Ribeiro Gomes, um terceirense nascido em 1993, licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Governance, Leadership and Democracy Studies pela Universidade Católica Portuguesa. Doutorando no ISCTE em História, Estudos de Segurança e Defesa, a sua investigação explora a relevância estratégica dos Açores.
Para identificar os fatores que determinam o papel estratégico dos Açores, Tomé Ribeiro Gomes utiliza três níveis de análise: (1) o sistema internacional; (2) a geopolítica do Atlântico Norte; e (3) a geoestratégia dos Açores. Os três níveis serão aplicados à História dos Açores até ao fim da Guerra Fria, de modo a gerar hipóteses acerca dos fatores preponderantes na definição do papel estratégico do arquipélago. Essas hipóteses serão depois testadas contra a realidade das três décadas pós-Guerra Fria (1991-2021). Esta metodologia serve de base à investigação em curso para a tese de doutoramento “The Azores and the North Atlantic: geopolitics from hegemony to the return of anarchy (1991-2021)”, em desenvolvimento no Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE, financiada por bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.