MENU
en pt
en pt

Galeria

« Go Back

V Tertúlia de Investigadores - 12/07/2022

O projeto de extensão dos limites exteriores da Plataforma Continental Portuguesa é de caráter vanguardista, podendo assumir uma importância colossal para o desenvolvimento socioeconómico nacional e regional. Com este projeto nacional, Portugal visa redescobrir a sua maritimidade secular, assegurando o seu território marítimo e o seu possível alargamento.
A soberania e jurisdição sobre tal território acarretará novos desafios e responsabilidades. Uma área tão vasta poderá gerar dificuldades em termos de segurança e de exploração sustentável, tendo em conta que Portugal possui poucos recursos financeiros e tecnológicos.
Através do recrudescimento do interesse em assuntos ligados ao mar, Portugal poderá transformar os interesses nacionais numa possibilidade de afirmação no sistema internacional vigente. Tendo em conta que os recursos serão cada vez mais escassos na superfície terrestre, o Estado costeiro que alcançar um maior acesso aos recursos naturais do mar, relativos à sua plataforma continental, terá construído um possível potencial de riqueza nacional e um motor de desenvolvimento económico.
O Arquipélago dos Açores contribui de forma abissal para o possível alargamento da plataforma continental. A sua importância geostratégica é considerada única pela sua posição geográfica central no Atlântico Norte, traçando uma nova fronteira ocidental na maritimidade portuguesa.
Os territórios insulares encontram-se, por natureza, isolados. No entanto, podem desempenhar um elo de ligação ao mundo exterior. Por conseguinte, as ilhas são centrais no processo de construção e articulação no “mundo atlântico”.