MENU
en pt
en pt

Protocolos

O Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) acaba de estabelecer e assinar na sua sede em Angra do Heroísmo, no passado dia 26 de Março, um Protocolo de Colaboração com o Instituto da Democracia Portuguesa (IDP).

No texto do Protocolo, subscrito pelos Presidentes das duas instituições, respectivamente Dr. Eduardo Ferraz da Rosa e Doutor Mendo Castro Henriques, pode ler-se que atendendo ao “mútuo interesse na Pesquisa, Investigação e Análise das grandes temáticas, valores permanentes e desafios da Sociedade, da História, da Cultura, dos Patrimónios, da Identidade e da Posição de Portugal na Europa e no Mundo”, os signatários promoverão em conjunto “acções adequadas e parcerias credenciadas, o acesso alargado, o estudo participado e o debate aprofundado sobre o Passado, o Presente e o Futuro do País e da Região Autónoma dos Açores”, no sentido de “suscitar uma renovada consciência crítica e uma activa reflexão histórico-cultural e cívica em Portugal no seu todo, no Arquipélago em geral e na Ilha Terceira em particular, sobre essas mesmas realidades”.
Das cláusulas deste Protocolo consta ainda que os dois Institutos “trocarão entre si toda a Informação pertinente relativa às actividades que envolvam matérias de interesse comum”, sendo que o IHIT considerará o IDP como um dos seus principais parceiros nas áreas de Estudo, Investigação, Formação e Reflexão”.
Por seu lado o IDP compromete-se “a apresentar ao IHIT propostas que permitam atribuir e ajudar a viabilizar ao IHIT e aos seus Sócios condições possíveis e meios privilegiados de acesso e participação nas suas actividades, nomeadamente através do recurso a meios digitais e novas tecnologias da Comunicação e Informação”. O conteúdo do Protocolo ora assinado em Angra do Heroísmo, deverá traduzir-se designadamente no desenvolvimento de Projectos de Investigação e na Organização de Conferências, Seminários, Colóquios, Cursos, Ciclos, Programas de Estudo e Estágios.


Protocolo Unesco

Protocolo.pdf